segunda-feira, 23 de novembro de 2009

Um pouco de cultura, um pouco de poesia

Aluna: Iramaia Almeida, Vanessa Teodoro e Viviane pinheiro.

Água é vida.

Água que esta escassa pela população

Deságua na margem do ribeirão

Acaba afetando a plantação

E prejudicando os cidadãos.

Vamos citar uma comparação

O terror da desigualdade entre nos irmãos

Uns desperdiçando e para outros faltando

Porque não fazemos nossa contribuição

Deus nos enviou a água como nosso maior bem

Porque não clamar por ela também

Já pensou se ele fica em extinção

Será uma complicação

Vamos resolver essa situação

Povo juvenil, abra o coração

E tenha compaixão, pois somos todos irmãos

Essa é a nossa condição.

Aluna (o) : Pedro Henrique, Samuel, Diogo e Evane

As águas trazem o quê ?

As chuvas muitas vezes desprezadas

Por nos que vivemos numa cidade irrigada

E no sertão sempre prestigiada

Por ser rara, então é amada.

As mesmas águas saldadas no sertão

Por vezes na cidade traz inundação

Bueiros entupidos, a transformam em lixão.

Trazendo a doença pra população.

Dois lados da mesma moeda

Toda coisa ajuda e prejudica

Independente do que analisamos.

Bem diz a musica

Terra planeta água

Água e terra, água bela!

Alunas: Elisangela Santana, Amanda Barbosa, Luana Ribeiro e Cristina Lucia.

Água é vida.

A água é como a enseada

De varias formas e moradas

Segue calma como o vento

Mas se não cuidar-mos vira tormento.

Água deságua no mar

E a mesma vai te saciar

Se amar e cuidar

Vamos fazer o possível para preserva.

Ter consciência

É uma forma de sobrevivência

Para esse mundo de displicência.

Que só pensa em futilidade

E esquece da necessidade

De cuidar-mos para ter mais tarde.

Alunos: Carina, Daniela Silva, Matheus e Vinício

Água é vida.

Surgiu de uma explosão

E sustenta toda uma civilização

Dividido com desigualdade

Nem tem em muitas cidades.

Muitos nem tem noção

Mas pode lhe falta na mão

Num dia numa ocasião

Por falta de humanização.

Com muita claridade

Ela corre nas margens

Ficam lindas as paisagens.

Mas com claridade

Continuando com essa maldade

Ela vai acabar, e nos deixar saudade.

Alunas: Caroline Lima, Gabriela Oliveira e Lindiane da Silva.

Água é vida.

O liquido precioso que chamamos de água

Que entra em nossas casas

No Brasil corre e deságua

A qual a imaginação nos da asa.

Corre pelo lago, rio e mar.

E finalmente chega no meu copo

Assim como o ar

Sendo fundamental para meu corpo.

Apesar de não abastecer igualmente toda sociedade

Sobrevivemos com toda essa realidade

Independente da idade

Ela nos a liberdade.

Devemos entrar em ação

Reunir toda a multidão

E lutar por uma so razão

A sua preservação.

Alunas: Rafaela Dantas e Flávio Henrique

Água é Vida

Água é vida, água é viver

A água bem tratada é gostosa de beber,

Para mim, pra você

Pra poder sobreviver

Sem consciência e desperdício

Esse bem um dia,

Vamos perder, deságua nos rios

Com seu som sutil

Uma riqueza cristalina,

Nossa fonte mais divina

Uma grandeza

Que encanta a natureza

Água maravilhosa

Nunca vi tanta beleza

Alunos: Adriana N. Santos, Rafael Dantas, Raimundo Fernando

Água é vida

Água dona da vida

Deságua no rio

Vem como amiga

Teu som tão sutil

Que belo presente

Ganhaste da natureza

Se um dia ausente

Desta fonte de riqueza

A pobreza da estiagem

Dói na alma, causa sede

Nas que morrem de coragem

Para as que vivem nessa margem

Pedem a Deus piedade

Com sede de felicidade

Alunas: Vaita Sousa, Laisa Figueredo

Água é Vida

Assim como cais do céu

A água surge do úmido chão

Ao mesmo tempo rara

Ao mesmo tempo farta

O que será da vida sem ela

Um ciclo que se quebra

Um desequilíbrio entre os elementos

Uma que seca em qualquer momento

Será que sobreviverá sem sua beleza?

Num mistério de ir e vim

Num rio que corre em mim, em ti.

Sinto que a influencia dela em mim

É importante até quando minha alma,

Minha vida insistir em existir.

Alunas: Marivania Santos, Lailane Cruz, Aniele Santos

Fonte de Vida

Deságuas a pureza da beleza

Ilumina a riqueza da paisagem

És motivo de grande emoção e felicidade

Tua clareza trás satisfação e encanto

Guardas mágoas da perversidade da humanidade

Que a ti trazes pobreza

Sobre as margens a poluição com velocidade

Sumiu a preservação e trouxe a caridade

Oh! Encanto

“És a nossa mãe gentil”

Riquezas trazes ao nosso Brasil

Sutil humanidade de pureza

És linda, doce e bela

Intensas ficas plena.

Alunas: Jodemival Marcelino, Luiz Max Machado, Sara Azevedo

Água e Vida

Minha água deságua

Na alegria dessa água

Sua vida me contagia

Com a alegria de viver

A água é a fonte da saúde

Que nos faz viver

Por isso que precisamos dela

Para sobreviver

Devemos preservar as águas

Com atenção, sem destruição

Para não haver contaminação

Na nossa globalização

Agimos com o coração, a razão e a opinião

Contra a destruição da nossa nação.

Alunos: Érica Pereira e Ana Carolina

Amor das águas

Garimpeira da beleza

Te encontrei na beira das águas do mar

Viajamos na loucura

Me segura e jura que não vai saltar

Me segue com a clareza

Dos seus olhos meigos como do mar

Na riqueza e na pureza dos seus olhos meigos pra não me apaixonar

Eu que não sei quase nada do mar

Descobrir que não sei nada de mim

Clara e deságua

Na pequena mágoa

Que corre em meu coração

Já que tenho medo de saber

Que falta compreensão

Alunos: Felipe, João, Josué e Lucas

Água Transparente

Água transforma tudo

Sabe ser limpa e cristalina

Ela embeleza mais o nosso mundo

E traz alegria em nossa vida

Água é nossa riqueza

Por isso devemos preservar com certeza

Temos que usar a imaginação

Lutar pela água sem destruição

Água não pode faltar, água é nossa utilidade

Sem água não há humanidade

Toda água do nosso mundo

Esta lá bem no fundo

Fico olhando para o mar

Eu fico a pensar

A beleza da natureza

É uma grande riqueza.

Alunos: Brena, Lucineide, Naiara e Valdinéia

Água é vida

A água deságua em altos rios,

E a pureza é a riqueza desse Brasil,

A coragem e a bobagem,

Andam juntos na nossa margem.

A nossa mágoa está bem clara

Na nossa cara,

A destruição é a nossa tristeza

Pois está acabando com a natureza.

A felicidade da humanidade,

Depende da coragem e da politicagem,

Mas estamos sem atenção com a nossa educação.

Nós estamos desmatando,

Na realidade nossa felicidade,

Partiu a nossa bondade

Alunas: Iago Alves Santos, Douglas Brito da Silva, Jonas Santos e Lenildo Santos.

Água

Pensando em natureza,

Eu me lembro da beleza

Que é ver águas cristalinas,

Correndo por rios e cachoeiras,

Poder e riquezas,

Não significam natureza,

Nas cidades hoje em dia,

Só vemos poluição,

Não vemos nada de verde,

E sim muita degradação,

Diga não a degradação e sim a conscientização,

Água é vida,

E devemos protegê-la,

Com o nosso coração.

Alunos: Jéferson e Luan

Água é Vida

Água é uma beleza vinda da natureza

Cheia de riqueza e muita tristeza

Que deságua no rio com muito alivio

E nós com muita humanidade temos a criatividade.

Água é uma jóia rara que temos que preservar

Se não ela acaba e não podemos respirar

A humanidade realça o brilho da água

Para não despreza-la

O nosso planeta precisa de água

Por que sem ela o mundo se acaba

Por isso a gente precisa

Mostrar a nossa beleza

Água é a fonte da nossa vida

É a fonte do universo

É a fonte dos seres vivos.

Alunos: Monique, Elenice, Tais Jesus e Jorge Alves.

A água é vida

A Margem Tereza

A água magoada com a natureza

Fez aparecer a tristeza

E com a poluição da paixão

Fez abrir meu coração

Junto com a natureza valorizou

A riqueza e com a nobreza

Do rio fez com que a beleza

Da margem Tereza deságüe em minha represa

A capacidade do povo da cidade

Poluiu o rio, mas ali.

Havia um coração puro que permitiu

Que a cumplicidade ressurgisse dali.

Alunas: Andressa, Janaina, Safira e Jhenifer.

Água Fonte da Vida

Oh, água sem tu jamais sobreviveria.

Tu que és a fonte da minha vida

Sem tu meu corpo secaria

Oh, água que banhas o meu ser

Que me fazes viver

Que não me deixas adoecer.

Oh, água que me renova

E me enche de amor

Ameniza o meu calor

Sem tu só haveria dor

Oh, água que corre pelo meu coração

Deverias promover a união

Entre a sua e a minha nação

Oh, água tão sagrada que sofre com a poluição

Que por falta de conscientização

O desperdício nos leva a uma maldição.

Aluno: Vanderson Ramos dos Santos

Água é vida

Água fonte de vida

Com dor futuro comprimido

No passado consumido

No presente poluído

Água que vai, água que vem

Água que vidas contem

Água... Vida...

Sem vida a água continuara a fluir

Pararemos a água que da terra surgir

Faremos voltar as que das nuvens cair

Que em fim não acabariam por mim

Vivo com ela, morreria por ela

Lutarei por ela, morrerei sem ela

Não a levarei para a sepultura

Serei derramado em cova profunda

0 comentários:

Postar um comentário