Introdução
No início da década de 1890, no Rio de Janeiro, um grupo de jovens, insatisfeitos
com a extrema objetividade e materialismo da corrente literária dominante (Realismo / Naturalismo / Parnasianismo), resolve divulgar as novas idéias estéticas vindas da França. Eram conhecidos como os decadentistas. Esse grupo formado, principalmente, por Oscar Rosas, Cruz e Sousa e Emiliano Perneta lança no jornal Folha Popular o primeiro manifesto renovador.
Além desse grupo do Rio de Janeiro, outros jovens, no Ceará, funda uma sociedade literária, dedicada ao culto das excentricidades da nova arte chamada Padaria Espiritual.
O Simbolismo, no Brasil, representa uma das épocas mais importantes de nossa história literária e cultural. Este movimento penetrou em nosso país, por intermédio de Medeiros e Albuquerque, que, desde 1891, recebia livros dos decadentistas franceses.
Em 1893, Cruz e Sousa publica Missal e Broquéis, obras que definem a história do Simbolismo brasileiro.
Panorama histórico
Entre as últimas décadas do século XIX e princípios do século XX, os simbolistas conviveram num período em que o Brasil procurava conquistar sua maturidade mental e sua autonomia. Mesmo depois da independência de
O início do movimento simbolista brasileiro é marcado por conflitos no sul do país (1893-1895): A Revolução Federalista, a Revolta da Armada.
Características da poesia simbolista
Vejamos mais detalhadamente algumas características do Simbolismo:
a) O poeta simbolista volta-se para o mundo interior; guia-se pela subjetividade (característica da corrente romântica). O egocentrismo é um princípio fundamental do Romantismo. Enquanto os românticos pesquisavam o interior das pessoas, suas lutas, incertezas, num campo puramente sentimental, o simbolista penetra fundo no mundo invisível e impalpável do ser humano.
b) A poesia simbolista expressa o que há de mais profundo no poeta; por isso, ele se vale de adjetivos que despertem emoções vagas, sugestivas.
c) A descrição é essencialmente subjetiva; é uma espécie de pretexto para identificar o poeta com o íntimo das coisas.
d) Os versos são musicais, sonoros e expressivos. A poesia é separada da vida social, confunde-se com a música, explora o inconsciente através de símbolos e sugestões e dá preferência ao mundo invisível.
e) A linguagem é evocadora, plena de elementos sensoriais: som, luz, cor, formas; há o emprego de palavras raras; o vocabulário é litúrgico, obscuro, vago.
f) As palavras vêm ligadas ao tema da morte.
g) Emprego freqüente de metáforas, analogias sensoriais, sinestesias, aliterações repetição de palavras e de versos – tudo isso confere à poesia musicalidade e poder de sugestão.
h) Fusão da música, pintura e literatura.
Violões que choram...
estrofes I a V
Ah! plangentes violões dormentes, mornos,
Soluços ao luar, choros ao vento...
Tristes perfis, os mais vagos contornos,
Bocas murmurejantes de lamento.
Noites de além, remotas, que eu recordo,
Noites da solidão, noites remotas
que nos azuis da Fantasia bordo,
Vou constelando de visões ignotas.
Sutis palpitações à luz da lua,
Anseio dos momentos mais saudosos,
Quando lá choram na deserta rua
As cordas vivas dos violões chorosos.
Quando os sons dos violões vão soluçando,
Quando os sons dos violões nas cordas gemem,
E vão dilacerando e deliciando,
Rasgando as almas que nas sombras tremem.
Harmonias que pungem, que laceram,
Dedos nervosos e ágeis que percorrem
Cordas e um mundo de dolências geram
Gemidos, prantos, que no espaço morrem... .
Cruz e Sousa
Ismália
Quando Ismália enlouqueceu
Pôs-se na torre a sonhar...
Viu uma lua no céu,
Viu outra lua no mar.
No sonho em que se perdeu,
Banhou-se toda em luar...
Queria subir ao céu,
Queria descer ao mar...
E, no desvario seu;
Na torre pôs-se a cantar...
Estava perto do céu,
Estava longe do mar...
E como um anjo pendeu
As asas para voar
Queria a lua do céu,
Queria a lua do mar...
As asas que Deus lhe deu
Ruflaram de par em par...
Sua alma subiu ao céu,
Seu corpo desceu ao mar...
Alphonsus de Guimarães
Exercícios De Literatura- Simbolismo
Profª Vivian Mourett
1 (MACK )Assinale a alternativa em que aparece um trecho
do Simbolismo brasileiro.
a) Vejo através da janela de meu trem
os domingos das cidadezinhas,
com meninas e moças,
e caixeiros e caixeiros engomados que vêm olhar
os passageiros empoeirados dos vagões.
b) E não há melhor resposta
que o espetáculo da vida:
vê-la desfiar seu fio,
que também se chama vida,
ver a fábrica que ela mesma,
teimosamente se fabrica,...
c) Ai! Se eu te visse no calor da sesta
A mão tremente no calor das tuas,
Amarrotado o teu vestido branco,
Soltos cabelos nas espáduas nuas!
Ai! Se eu te visse, Madalena pura,
Sobre o veludo reclinada a meio
Olhos cerrados na volúpia doce,
Os braços frouxos — palpitante o seio!
d) Eu amo os gregos tipos de escultura:
Pagãs nuas no mármore entalhadas;
Não essas produções que a estufa escura
Das normas cria, tortas e enfezadas.
e) Brancuras imortais da Lua Nova,
frios de nostalgia e sonolência...
Sonhos brancos da Lua e viva essência
dos fantasmas noctívagos da Cova.
2 (UFRS) Sobre o Simbolismo brasileiro é correto afirmar que:
a) reelabora a fala popular carioca em curtos poemas de temática urbana repletos de elipses e trocadilhos bilingües.
b) retoma a temática romântica com ânimo satírico e polêmico, inclusive parodiando trechos de romances do século XIX.
c) explora a mitologia greco-latina e episódios da história antiga da Europa em sonetos descritivos com chave-de-ouro.
d) explora a sugestividade dos sons da língua em poemas que reportam sensações indefinidas e sentimentos vagos.
e) reelabora a musicalidade dos vocábulos com experiência em que as palavras são segmentadas e a frase parte-se em fragmentos.
3- ( UFRS) I Leia o texto a seguir.
Acrobata da dor
Gargalha, ri, num riso de tormenta,
Como um palhaço, que desengonçado,
Nervoso, ri, num riso absurdo, inflado,
De uma ironia e de uma dor violenta.
Da gargalhada atroz, sanguinolenta,
Agita os guizos, e convulsionado
Salta gavroche, salta clown, varado
Pelo estertor dessa agonia lenta...
Pedem-se bis e um bis não se despreza!
Vamos! retesa os músculos, retesa
Nessas macabras piruetas d’aço...
E embora caias sobre o chão, fremente
Afogado em teu sangue estuoso e quente
Ri! Coração, tristíssimo palhaço.
Gavroche: garoto, clown: palhaço
Cruz e Sousa.
Considere as seguintes afirmações em relação ao poema de Cruz e Sousa.
1. Trata-se de poema simbolista que não expressa nitidamente as emoções representadas, o que é incompatível com a forma do soneto.
II. Os poetas do Simbolismo, incapazes de captarem as sensações e os sentimentos humanos em sua real dimensão, apelavam para imagens obscuras.
III. O poema mistura em tom veemente imagens contraditórias de riso e dor, utilizando em diferentes metáforas a imagem do palhaço.
Quais estão corretas?
a) Apenas 1.
b) Apenas II.
c) Apenas III.
d) Apenas II e III.
e) Todas.
4-( UEL) Elevação espiritual, amplo emprego de sinestesias e criação de paisagens oníricas estão na base da poesia do autor de:
a) Espumas flutuantes.
b) Segundos cantos.
c) Lira dos vinte anos.
d) Broquéis.
e) Primaveras.
5- ( ITA) Leia os seguintes versos.
Mais claro e fino do que as finas pratas
O som da tua voz deliciava...
Na dolência velada das sonatas
Como um perfume a tudo peifunzava.
Era um som feito luz, eram volatas
Em lânguida espiral que iluminava,
Brancas sonoridades de cascatas...
Tanta harmonia melancolizava.
Cruz e Sousa. “Cristais”, em Obras completas. Rio de Janeiro: Nova Aguilar 1995, p. 86.
Assinale a alternativa que reúne as características simbolistas presentes no texto.
a) Sinestesia, aliteração, sugestão.
b) Clareza, perfeição formal, objetividade.
c) Aliteração, objetividade, ritmo constante.
d) Perfeição formal, clareza, sinestesia.
e) Perfeição formal, objetividade, sinestesia.
6- (UFV) Considere as alternativas a seguir, relativas ao Simbolismo.
1. No plano temático, o Simbolismo foi marcado pelo mistério e pela inquietação mística com problemas transcendentais do homem. No plano formal, caracterizou-se pela musicalidade e certa quebra no ritmo do verso, precursora do verso livre do modernismo.
II. O Simbolismo, surgido contemporaneamente ao materialismo cientificista, enquanto atitude de espírito, passou ao largo dos maiores problemas da vida nacional. Já a literatura realista-naturalista acompanhou fielmente os modos de pensar das gerações que fizeram e viveram a Primeira República.
III. O Simbolismo, com Cruz e Sousa e Alphonsus de Guimaraens, nossos maiores poetas do período, legou- nos uma produção poética que se caracterizou pela busca da “arte em arte”, isto é, uma preocupação com o verso artesanal, friamente moldado. Devido a essa tendência à objetividade na composição, o movimento também se denominou “decadentista”.
Assinale a alternativa correta.
a) I é falsa; II e III verdadeiras.
b) I, II e III são verdadeiras.
c) I é verdadeira; II e III, falsas.
d) I e II são verdadeiras; III é falsa.
e) I e III são falsas; II, verdadeira.
7- ( UFMG) Com base na leitura de Broquéis, de Cruz e Sousa, é incorreto afirmar que se trata de uma poesia:
a) de tendência naturalista, que se compraz na descrição mórbida dos sentimentos, embora mostre otimismo em relação ao homem.
b) próxima da música, não apenas no plano temático. mas, sobretudo, no trabalho detalliista da sonoridade.
c) abstrata, pois se afasta de situações cotidianas e. além disso, exprime um intenso sentimento de dor e de angústia.
d) de atmosfera intensamente misteriosa, criada pelo forte impulso de transfiguração da realidade imediata.
8- ( MACK) Leia o texto a seguir.
Chorai, arcadas
Do violoncelo!
Convulsionadas
Pontes aladas
De pesadelo...
Trêmulos astros...
Soidões lacustres...
— Lemes e mastros...
E os alabastros
Dos balaústres!
Camilo Pessanha.
Assinale a alternativa correta sobre o texto.
a) Destaca a expressão egocêntrica do sofrimento amoroso, de nítida influência romântica.
b) Recupera da lírica trovadoresca a redondilha maior, a estrutura paralelística e os versos brancos.
c) A influência do Futurismo italiano é comprovada pela presença de frases nominais curtas e temática onínca.
d) A linguagem grandiloqüente, as metáforas cósmicas e o pessimismo exacerbado compvam o estilo condoreiro.
e) A valorização de recursos estilísticos relacionados ao ritmo e à sonoridade é índice do estilo simbolista.
9-( UFRJ) Leia o fragmento a seguir do poema “Evocações” de Alphonsus de Guimaraens:
Na primavera que era a derradeira,
Mãos estendidas a pedir esmola
Da estrada fui postar-me à beira.
Brilhava o sol e o arco-íris era a estola
Maravilhosamente no ar suspensa
Como se sabe, Alphonsus de Guimaraens é tido como um dos mais importantes representantes do Simbolismo no Brasil. No fragmento, pode-se destacar a seguinte característica da escola à qual pertence:
a) bucolismo, que se caracteriza pela participação ativa da natureza nas ações narradas.
b) intensa movimentação e alta tensão dramática.
c) concretismo e realismo nas descrições.
d) foco no instante, na cena particular e na impressão que causa.
e) tom poético melancólico, apresentando a natureza como cúmplice na tristeza.
10-( UFPE) Escreva nos espaços (V) se a afirmativa for verdadeira ou (F) se for falsa.
Como escola literária, o Simbolismo:
( ) apresenta-se como uma estética oposta à poesia objetiva, plástica e descritiva, praticada pelo Parnasianismo, e como uma recusa aos valores burgueses.
( ) define-se pelo antiintelectualismo e mergulha no irracional, descobrindo um mundo estranho de associações, de idéias e sensações.
propõe uma poesia pura, hermética e misteriosa, que usa imagens, e não conceitos.
( ) foi um movimento de grande receptividade e repercussão junto ao público brasileiro.
( ) revolucionou a poesia da época, como uso de versos livres e de uma temática materialista.
11- ( UDESC) Leia atentamente os textos a seguir.
I. Quando será que tantas almas duras
Em tudo, já libertas, já lavadas
Nas águas imortais, iluminadas
Do sol do amor, hão de ficar bem puras?
Quando será que as límpidas frescuras
Dos claros rios de ondas estreladas
Dos céus do bem, hão de deixar clareadas
Almas vis, almas vãs, almas escuras?
Cruz e Sousa.
II. Não acredito em bicho maligno mas besouro, não sei não. Olhe o que sucedeu com a Rosa... Dezoito anos. E não sabia que os tinha. Ninguém reparara nisso. Nem dona Carlotinha, nem dona Ana, entretanto já velhuscas e solteironas, ambas quarenta e muito. Rosa viera pra companhia delas aos sete anos quando lhe morreu a mãe. Morreu ou deu a filha que é a mesma coisa que morrer
Mário de Andrade.
Em relação aos fragmentos apresentados, assinale com (V) as proposições verdadeiras e com (F) as falsas.
( ) Por suas características estilísticas, os versos de Cruz e Sousa pertencem ao Simbolismo e o texto de Mário de Andrade, ao Modernismo.
( ) O Simbolismo brasileiro apresenta conteúdo carregado de mistério, misticismo, sonoridade e espiritualidade.
( ) No Simbolismo o lirismo é altamente objetivo, apresentando cunho político-social.
( ) Os textos do Modernismo apresentam, além de linguagem cotidiana e dinâmica, frases despojadas.
A alternativa que apresenta seqüência correta, de cima para baixo, é:
a) V; F; F; V
b) V; V; F; F
c) V; V; F; V
d) F; F; V; V
e) V; F; V; V
12- ( UNIRIO) Leia o texto a seguir.
Cantiga outonal
Outono. As árvores pensando...
Tristezas mórbidas no mar...
O vento passa, brando, brando...
E sinto medo, susto, quando
Escuto o vento assim passar...
Cecília Meireles.
a) Apesar de modernista, a autora apresenta tendências de outro movimento literário, evidentes no texto. Que movimento é esse?
b) Retire do texto uma passagem que justifique a sua resposta anterior e, a seguir, cite a característica que ela apresenta.
13- ( UFPE) Observe:
Os miseráveis, os rotos
São as flores dos esgotos
São espectros implacáveis
Os rotos, os miseráveis
São prantos negros de furnas
Caladas, mudas, soturnas.
Cruz e Sousa.
Escreva nos espaços (V) se a afirmativa for verdadeira ou (F) se for falsa.
( ) Este autor representou o Simbolismo no Brasil, propondo uma poesia pura não-racionalizada, explorando imagens e não conceitos.
( ) A poesia simbolista é hermética, misteriosa e despreza a poética racional.
( ) Cruz a Sousa, principal figura do movimento, era filho de escravos e, como tal, usou a escravidão e as injustiças como tema central de sua poética.
( ) Pela espiritualização contínua de sua poesia, tenta desfazer-se de todos os referenciais concretos, adotando para isso uma linguagem rebuscada e musical.
( ) O trecho anterior, pertencente a Litania dos pobres, tem o tom de denúncia social, apesar do idealismo platônico do autor e de sua tendência à espiritualização.
Texto para as questões 2 e 3.
Leia o fragmento do poema “Antífona”, de Cruz e Sousa e responda.
Ó Formas, brancas, Formas claras
De luares, de neves, de neblinas!...
Ó Formas vagas, fluidas, cristalinas...
Incensos dos turíbulos das aras...
Formas do Amor constelarmente puras,
De Virgens e de Santas vaporosas...
Brilhos errantes, mádidas frescuras
E dolências de lírios e de rosas...
Indefiníveis músicas supremas,
Harmonias da Cor e do Perfume.
Horas do Ocaso, trêmulas, extremas,
Réquiem do Sol que a Dor da Luz resume...
14- ( PUC-SP) Esse trecho do poema, que abre o livro Broquéis, é considerado uma espécie de profissão de fé simbolista.
Reflita sobre as afirmações a seguir.
I. O fragmento revela a preocupação do eu lírico pelas formas caracterizadas pela cor branca, pelas cintilações, pela vaguidade, pelo diáfano e pelo transparente.
II. O fragmento apresenta uma construção apoiada na justaposição de frases nominais, com o intuito de descrever os objetos com clareza.
III. O fragmento mostra alguns procedimentos estilísticos do Simbolismo, como, por exemplo, a musicalidade das palavras, o uso de reticências, o emprego de letras maiúsculas e a identificação do referente.
Conforme se verifica, está correto o que se afirma:
a) apenas em I e II. b) apenas em I e III.
c) apenas em II eIII. d) apenas em I.
e) em I, II e III.
15-( PUC-SP) No poema de Cruz e Sousa, ocorre o predomínio das seguintes características:
a) invocações, simultaneidade de traços, dinamicidade, ausência de seqüência temporal e descritor observador.
b) explicações, seqüência de traços, estaticidade. seqüência temporal e narrador personagem.
c) explicações, seqüência de traços, dinamicidade. ausência de conflito narrativo e ausência de narrador.
d) invocações, concomitância de traços, estaticidade. ausência de conflito narrativo e ausência de narrador.
e) invocações, concomitância de traços, estaticidade. seqüência temporal e descritor observador.
Texto para as questões 16 e 17
Hão de chorar por ela os cinamomos,
Murchando as flores ao tombar do dia.
Dos laranjais hão de cair os pomos,
Lembrando-se daquela que os colhia.
As estrelas dirão. — “Ai! nada somos,
Pois ela se morreu, silente e fria...”
E pondo os olhos nela como pomos,
Hão de chorar a irmã que lhes sorria.
A lua, que lhe foi mãe carinhosa,
Que a viu nascer e amar, há de envolvê-la
Entre lírios e pe’talas de rosa.
Os meus sonhos de amor serão defuntos...
E os arcanjos dirão no azul ao vê-la,
Pensando em mim: — “Por que não vieram juntos?”
Alphonsus de Guimaraens.
16-( FAAP) Só um tema domina os versos do poeta: a morte da amada Constança, sua prima. Morre adolescente; eis o fantasma que o acompanha na maioria dos versos.
Escreveu estas obras, exceto:
a) Câmara ardente.
b) Dona Mística
c) Missal e Broquéis.
d) . Kyriale.
e) A escada de Jacó.
17-(FAAP)O poema pertence à escola:
a) neoclássica. b) romântica.
c) realista. d) simbolista.
e) moderna.
Texto para as questões 18 e 19
Epígrafe*
Murmúrio de água na clepsidra gotejante,
Lentas gotas de som no relógio da torre,
Fio de areia na ampulheta vigilante,
Leve sombra azulando a pedra do quadrante
Assim se escoa a hora, assim se vive e morre...
Homem, que fazes tu? Para que tanta lida,
Tão doidas ambições, tanto ódio e tanta ameaça-?
Procuremos somente a Beleza, que a vida
É um punhado infantil de areia ressequida,
Um som de água ou de bronze e uma sombra que passa...
Eugênio de Castro.
(*) Epígrafe: inscrição colocada no ponto mais alto; temo.
18-(ENEM) A imagem contida em “lentas gotas de som” (verso 2) é retomada na segunda estrofe por meio da
expressão:
a) tanta ameaça.
b) som de bronze
c) punhado de areia.
d) sombra que passa.
e) somente a Beleza.
19-(ENEM) Neste poema, o que leva o poeta a questionar determinadas ações humanas (versos 6 e 7) é a:
a) infantilidade do ser humano.
b) destruição da natureza.
c) exaltação da violência.
d) inutilidade do trabalho.
e) brevidade da vida.
20-( ITA) Leia com atenção as duas estrofes a seguir e compare-as quanto ao conteúdo e à forma.
I
Mas que na forma se disfarce o emprego
Do esforço; e a trama viva se construa
De tal modo que a ninguém fique nua
Rica mas sóbria, como um templo grego.
II
Do Sonho as mais azuis diafaneidades
que fuijam, que na Estrofe se levantem
e as emoções, todas as castidades
Da alma do Verso, pelos versos cantem.
Comparando as duas estrofes, conclui-se que:
a) I é parnasiana e II, simbolista.
b) I é simbolista e II, romântica.
c) I é árcade e II, parnasiana.
d) I e II são parnasianas.
e) I e II são simbolistas.
21-(MACK) Assinale a alternativa que não se refere ao Simbolismo.
a) Na busca de uma linguagem exótica, colorida, musical, os autores não resistem, muitas vezes, à idéia de criar novos termos.
b) Ocorre grande interesse pelo individual e pelo metafísico.
c) Há assuntos relacionados ao espiritual, místico, religioso.
d) Nota-se o emprego constante de aliterações e asso-nâncias.
e) Busca-se uma poesia formalmente perfeita, impassível e universalizante.
22-(FUVEST) Leia o texto a seguir.
Só, incessante, um som de flauta chora,
Viúva, grácil, na escuridão tranqüila.
— Perdida voz que de entre as mais se exila,
— Festões de som dissimulando a hora.
Os versos anteriores são marcados pela presença _________ e pela predominância de imagens auditivas, o que nos sugere a sua inclusão na estética ____________.
Assinale a alternativa que completa os espaços:
a) da comparação; romântica
b) da aliteração; simbolista
c) do paralelismo; trovadoresca
d) da antítese; barroca
e) do polissíndeto; modernista
23-( MACK) Leia o texto a seguir.
Ah! plangentes violões dormentes, mornos,
Soluços ao luar, choros ao vento...
Tristes perfis, os mais vagos contornos,
Bocas murmurejantes de lamento.
.............................................................
Sutis palpitações à luz da lua.
Anseio dos momentos mais saudosos,
Quando lá choram na deserta rua
As cordas vivas dos violões chorosos.
Quando os sons dos violões vão soluçando,
Quando os sons dos violões nas cordas gemem,
E vão dilacerando e deliciando,
Rasgando as almas que nas sombras tremem.
.................................................................
Vozes veladas, veludosas vozes,
Volúpias do violões, vozes veladas,
Vagam nos velhos vórtices velozes
Dos ventos, vivas, vãs, vulcanizadas.
As estrofes anteriores, claramente representativas do ________ não apresentam
Assinale a alternativa que completa corretamente as duas lacunas anteriores.
a) Romantismo; sinestesia
b) Simbolismo; aliterações e assonâncias
c) Romantismo; musicalidade
d) Parnasianismo; metáforas e metonímias
e) Simbolismo; versos brancos e livres
23-(MACK) Subjetivismo, valorização do inconsciente e
do subconsciente, busca do vago, do diáfano, musicalidade, sugestão são características da poesia:
a) romântica.
b) barroca.
c) árcade.
d) simbolista.
e) parnasiana.
Bons Estudos!!
4 comentários:
o gabarito da questao 12 por favor? obg!
Gabarito da 6 questão por favor ?
gabarito da qustão 10 por favor?
MANDA O GABARITO DELAS... PF.
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